Como escolher uma agência de desenvolvimento de sites?

Como escolher uma agência de desenvolvimento de sites?

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Como escolher uma agência de desenvolvimento de sites?

Como escolher uma agência de desenvolvimento de sites é uma dúvida muito importante dos empreendedores. Não é para menos, pois você irá escolher a empresa que vai criar o rosto digital de sua organização.

Em entrevista para o G1, o analista técnico do Sebrae/SC, Alexandre Souza, afirma que a transformação digital não é uma mera adaptação:

“As empresas que não buscam se reinventar e fortalecer sua presença digital com certeza vão perder mercado ou ficar mais vulneráveis à concorrência”, destaca o especialista.

A seguir você terá um passo a passo completo. Entenderá como fazer uma escolha segura. Vai descobrir como identificar furadas, oportunidades e, claro, dicas sobre o preço justo para o desenvolvimento do site.

Como escolher uma agência de desenvolvimento de sites?

Escolher uma agência de desenvolvimento de sites deve ser um trabalho cuidadoso. É o momento em que se cria a face digital de sua organização.

O Uol, no seu caderno de negócios, em matéria sobre a importância de uma empresa ter seu site diz que,

“Ao criar um site para a sua empresa, você melhora não só a comunicação com os consumidores como aprimora a gestão do negócio. Na prática, seus resultados tendem a crescer significativamente, pois haverá maior controle sobre informações estratégicas, aumento da credibilidade da sua marca e crescimento nas vendas.”

Mas não se preocupe. Escolher uma agência de desenvolvimento de sites não é um bicho de sete cabeças. No entanto, alguns pontos são cruciais e devem ser levados em consideração.

 

Pontos principais para escolher uma agência de desenvolvimento de sites

 

1. Avaliar o portfólio da empresa desenvolvedora de sites

A agência que você está avaliando tem experiência de mercado? É o primeiro ponto desta jornada. A melhor maneira para responder essa questão é avaliar o portfólio da empresa. Ao contratar uma agência responsável esse será o primeiro ponto que ela lhe irá mostrar. Por exemplo, dê uma olhada no portfólio da P12 Digital. Assim verá o modo que uma empresa séria se apresenta ao seu potencial cliente.

 

2. Checar se a empresa tem experiência no seu ramo de negócios

Muito bem, a empresa tem um portfólio bacana. Mas também tem qualidade dentro do que você precisa?

Talvez a agência pesquisada tenha criado mais de mil sites, porém um número muito pequeno, ou nenhum, está relacionado ao seu ramo de atividade. Então, fique atento. Essa agência pode ser uma furada por não se encaixar no seu perfil.

 

3. Pesquisar os depoimentos de outros clientes dessa agência

Ótimo! A empresa tem uma baita portfólio e  bons exemplos de sites feitos dentro da sua área. Mas isso não é suficiente. Procure outros clientes dessa empresa e pergunte como foi trabalhar com ela. Uma maneira fácil de fazer isso é analisar as avaliações no Google Maps.

O próprio Google reforça a importância desta ferramenta ao dizer que

“Mais de um bilhão de usuários recorre ao Google Maps por mês para circular e conhecer novos lugares. Queremos garantir que as informações exibidas – sobretudo as avaliações – sejam confiáveis e úteis para todos. Esse trabalho não tem fim: estamos sempre aprimorando nosso sistema e seguimos atentos para varrer do mapa qualquer tipo de agressão e avaliação falsa.”

Sendo assim, poderá sentir como será um possível trabalho com a empresa, avaliando os depoimentos de outros clientes. Também terá a segurança de saber que a empresa tem um endereço físico, o que é um fator importante de credibilidade.

 

4. Ter muita cautela com agências que oferecem serviços baratos.

Como diz Sophia Camargo, jornalista e comentarista de finanças pessoais,  em artigo para o caderno de economia do Uol:

“Economizar sem critério pode te fazer perder mais dinheiro”

Tome cuidado com agências que oferecem valores muito abaixo do mercado. Caso você não tenha muita noção sobre valores cobrados para este tipo de serviço, não se preocupe. A P12 Digital tem um artigo sobre isso pronto.

 

5. Saiba claramente o custo de manutenção

Outro detalhe que não pode fugir da sua avaliação de uma agência de desenvolvimento de sites é o custo da manutenção do seu endereço digital.

Geralmente ela é paga mensalmente e será um fator chave para seu negócio.

Uma boa manutenção é constante e feita com qualidade. Ela identifica e previne problemas e erros. Mantém seu site atualizado, relevante e saudável. Além disso, estimula o crescimento contínuo do tráfego, fortalece seu SEO e melhora suas classificações do Google Maps.

 

6. Ter uma boa relação com a agência que desenvolverá seu site

Em matéria à revista Exame, o especialista em franquias e varejo, fundador da Praxis Education, Adir Ribeiro é bem claro: um dos principais deslizes que um empresário comete com seus fornecedores é não ter um alinhamento institucional entre as empresas. E complementa:

“Outro erro é essa relação comercial ficar focada somente nos aspectos comerciais de preços e prazos”

Lembre-se, a agência responsável pelo site de sua organização fará parte da sua equipe, ainda que seja   terceirizada. Dê uma atenção especial a esse tópico  nas avaliações do Google.

Problemas acontecem desde as menores às maiores empresas. Então, cultivar um bom relacionamento e ter feedbacks de qualidade dos seus prestadores de serviço é um dos fatores de sucesso no longo prazo.

 

Hora de escolher uma agência de desenvolvimento de sites

Até aqui você viu como escolher uma agência para desenvolver seu site. Não é algo de outro mundo, mas exige bastante atenção e ponderação.

Avaliar portfólio, experiência no seu ramo de negócios, opinião de outros clientes, evitar serviços muito baratos, custo de manutenção e cultivar um bom relacionamento com a empresa fornecedora. São esses os fatores chave para escolher a agência correta.

Vale ainda dizer que, além de tudo isso, é importante ter paciência. Esmero exige calma, cautela e atenção. Ceder um pouco mais de tempo é uma estratégia importante para ter qualidade no longo prazo. Ainda mais quando se trata de uma ferramenta onde seu cliente será o principal usuário.

Um site mal feito, que trava muito, que apresenta muitos erros, carrega devagar pode levar a perda de um grande cliente.

Vale ressaltar o Principio de Pareto, que diz que 20% de clientes são responsáveis por 80% do orçamento de sua organização. Imaginou o prejuízo em perder um cliente da fatia dos 20% mais lucrativos? Todo cuidado é pouco.

Então, que tal começar essa jornada com o pé direito? Entre em contato com a P12 Digital e tire todas as suas dúvidas sobre desenvolvimento de sites.

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