7 razões por trás do site ser prioridade no seu marketing

7 razões por trás do site ser prioridade no seu marketing

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7 razões por trás do site ser prioridade no seu marketing

7 razões por trás do site ser prioridade no seu marketing. Ter um site parece algo rotineiro na vida das empresas, mas a relevância disso é muito maior do que se imagina. A seguir mostraremos 7 razões por trás do site ser prioridade no seu marketing e assim você terá ainda mais motivos para trabalhar e investir no seu endereço digital.

7 razões por trás do site ser prioridade no seu marketing: a alma digital do seu empreendimento

 

As razões para dar prioridade ao seu site dentro de sua estratégia de marketing são várias, mas podemos destacar 7 principais: o público está na internet, criar presença de marca, dar maior visibilidade à sua marca, vitrine dos produtos ou serviços da empresa, comunicação com o cliente, analise de resultados de forma precisa, maior relevância nos mecanismos de buscas.

Acompanhe a seguir cada uma dessas razões em detalhes junto de algumas dicas.

Presença de marca através do seu site

 

Em artigo sobre Presença Digital, o site Mundo do Marketing destaca,

“Presença digital é sua marca estar posicionada na internet e disponível 24 horas por dia, atingindo não apenas seus consumidores, mas também quem ainda não a conhece”.

A Agência Sebrae de Noticias reforça a importância de um site para seu empreendimento em artigo também sobre presença digital:

“Um levantamento do Sebrae e da Fundação Getulio Vargas (FGV) mostra que, entre fim de abril e início de maio deste ano, em média 71% das micro e pequenas empresas, incluindo os Microempreendedores Individuais (MEI), utilizavam canais digitais para vender, como redes sociais, aplicativos ou internet.”

Ou seja, ter um site é estar no lugar (digital) certo a todo momento, pois nunca se sabe quando o cliente ou um potencial cliente poderá precisar dos seus produtos ou serviços. Sua concorrência estará no mundo digital 24 horas por dias, então, também esteja.

Visibilidade da sua marca

 

Em um primeiro momento “Presença de marca” e “Visibilidade de marca” soam parecidas, mas há uma grande diferença. Visibilidade de marca se refere a sua empresa se tornar uma referência no seu ramo de atuação.

Em artigo ao site de notícias online Metrópoles, Mahara Scholz, especialista em Marketing pela ESPM e atual head de marketing na Octadesk, diz que

“Com o apoio do marketing digital é possível trabalhar na construção e no reconhecimento de marca, incluindo posicionamento, valores e ideais. Quando uma empresa é vista como uma marca reconhecível e de boa reputação, a credibilidade aumenta e facilita não só a fidelização de clientes, mas também a atração e retenção de talentos que compartilham da mesma visão.”

Portanto, investir em seu site também é investir na existência de sua marca como referência ao seu nicho de mercado, ou seja, ser uma das preferências do seu cliente.

Vitrine digital de produtos e serviços da empresa

 

Uma regra básica no mundo dos negócios é estar atento às movimentações das grandes empresas do ramo em que você atua. Podemos começar com o exemplo do Grupo Pão de Açucar que, segundo o site Infomoney, “pretende dobrar a participação de vendas no varejo para canais digitais de 10% para 20% até 2024”

Clientes gostam de agilidade e praticidade para fazer suas compras ou pesquisas. Portanto, fazer do seu site uma vitrine digital de tudo aquilo que você oferece é facilitar muito a vida do cliente.
Podemos tomar como exemplo o PIX, um serviço online relativamente novo que caiu no gosto do brasileiro devido a sua praticidade. O próprio Conselho Federal de Economia (Cofecon) é bem claro a respeito ao dizer que

“em quase dois anos, ele se tornou o meio de pagamento mais usado no país, com 26 bilhões de transações com valores que chegam a R$ 12,9 trilhões”.

E olha que estamos falando de um tema muito sensível que é a movimentação das economias de uma população. Então, não perca tempo e invista no seu site para que seja um vitrine digital.

Comunicação com o cliente

 

O site também é de grande importância para manter a comunicação com seu cliente. Isso tanto para resolver dúvidas como oferecer produtos e serviços com possibilidade de personalização.
Observe o que diz Marcelo Rizzi, diretor executivo da parte digital do Grupo Pão de Açúcar, em entrevista para Infomoney sobre a importância do site para os negócios:

“Vamos conseguir segmentar os clientes para fazer uma comunicação de promoção pontual, diferente das promoções massivas que oneram a empresa, geram tumulto em loja e frustração aos clientes. Vamos conseguir, com isso, mandar uma promoção do vinho que esse cliente gosta só para ele”

Ou seja, além de ser um canal que aproxima cliente e empresa, pode ser um meio de dar ao cliente uma experiência personalizada e atender suas necessidades com antecedência e agilidade. Agora imagine todo esse poder alinhado à quantidade de clientes que o mundo digital pode fornecer.

Tomemos como exemplo o site da Embrapa, que, segundo matéria do Valor Econômico

“registra mensalmente mais de 3 milhões de visualizações de páginas e conta com cerca de 800 mil novos usuários externos”

Lembre-se, com um site sua empresa está livre para percorrer o mundo, podendo atingir clientes nos mais remotos locais que tenham acesso à internet.

Analisar resultados com precisão

 

O site, além de trazer e fidelizar clientes para seu negócios, também é uma ferramenta crucial para entender o quão bem seu empreendimento está indo. Todas as ações que envolvem seu site geram algum tipo de registro que, em uma escala organizada, podem ser dados valiosos para análise de desempenho de sua organização e tomada de decisões estratégicas.

Segundo Amanda Gasperine, head de analytics, growth & martech da Gauge, empresa do Grupo Stefanini, diz que

“Uma vez que os dados são fundamentais para as empresas, sua união com o conhecimento do negócio direciona para as melhores decisões. É exatamente por isso que falar de dados, hoje, é falar sobre negócio.”

E nem precisa ir muito longe ou ser um gênio da programação para obter essa informações estratégicas. Você pode usar o Google Analytics, uma ferramenta gratuita do próprio Google para gerenciar seu site.

Segundo o site Resultados Digitais,

“O Google Analytics é a ferramenta de monitoramento e análise de sites e aplicativos mais utilizada no mundo. Algumas de suas vantagens são: facilidade para configurar, integração com outros serviços do Google, como Ads e Search Console, e uma versão gratuita muito completa. Com a ferramenta instalada corretamente, é possível monitorar o perfil de quem acessa seu site, as páginas mais acessadas, conversões, dispositivos, cidades e muitos outros dados.”

Vê como o mundo das ferramentas digitais para seu negócio não é um bicho de sete cabeças? E que também não precisa ser uma jornada que seja necessariamente cara? Com um pouco de calma e usando as ferramentas corretamente você com certeza sairá na frente da maior parte da sua concorrência.

Auxiliar seu negócio nas estratégias de SEO

 

SEO é um tópico de grande importância para o sucesso do seu endereço digital. Em artigo do site de Neil Patel, uma das maiores mentes do mundo quando o assunto é marketing digital, ele afirma que

“SEO é um conjunto de técnicas que buscam melhorar a visibilidade de um site em mecanismos de busca como o Google, gerando aumento de tráfego orgânico (grátis) e autoridade.”

Em matéria sobre este tópico, o site de notícias G1 reforça a importância do SEO ao dizer que

“A Otimização dos Sistemas de Buscas consistem em ações e estratégias que, quando aplicadas, estabelecem o posicionamento de páginas online nos mecanismos de buscas, a fim de estar no topo da lista dos resultados de pesquisa do Google. O SEO possibilita o crescimento do negócio, por proporcionar uma melhor experiência para o usuário.”

Ou seja, não basta apenas ter seu site e fazer com que ele seja funcional. É necessário que você faça com que ele seja relevante em meios às ferramentas de pesquisa.

Agora vai uma dica de coração da P12 Digital. Uma forma eficiente de fazer isso com baixo custo é criar dentro do seu site um área de blog. Você poderá compartilhar vários artigos e matérias a respeito do seu ramo de atuação. Assim você terá seu site sempre com algum conteúdo novo para seus clientes. Na mesma medida, os mecanismos de busca entenderão que seu site está sempre atualizado e pronto a oferecer algo relevante para seu público alvo.

Para se ter uma ideia, o site da Embrapa trabalha fortemente essa questão de artigos. Em matéria ao do Valor Econômico, revela que “disponibiliza mais de 140 mil publicações, 38 mil notícias, 9 mil cursos e eventos, 2,3 mil projetos, entre outros conteúdos.” E complementa ao dizer que

“O Portal Corporativo da Embrapa é hoje o principal ativo de presença digital da empresa, oferecendo conteúdos institucionais, técnicos, científicos, de negócios e de comunicação”.

Então, não deixe de investir em estratégias de SEO para seu endereço digital. Elas farão com que seu site se destaque em seus concorrentes nos mecanismos de buscas.

O público está na internet

 

Os endereços físicos ainda tem sua importância no marketing, porém, não se pode ignorar o fato de que a grande maioria das pessoas navega constantemente na internet, e está lá para resolver seus problemas e dúvidas diariamente.

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios “Acesso à Internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal” do IBGE, relativa a 2021, aponta que houve um aumento no número de domicílios com internet, chegando a 90,0% dos lares brasileiros.

Em artigo da coluna de Tecnologia e Ciência, do Portal R7, temos um belo exemplo do volume de tráfego diário online, ao descobrirmos que praticamente “138, 8 milhões de brasileiros acessem com grande frequência a web, enquanto outros 9,6 milhões tenham um tempo de uso mais espaçado.”

Ou seja, estar online é estar onde seus clientes atualmente estão.

Conclusão: o site é a grande ferramenta do seu marketing digital

 

Bom, agora você entendeu as 7 razões para seu site ser uma prioridade no seu marketing, as quais estão relacionadas com:

  • Ter presença e visibilidade na internet;
  • Vitrine de produtos e serviços;
  • Local para falar e oferecer uma experiência customizada aos clientes;
  • Extrair dados para análise e tomada de decisão estratégica;
  • Utilização de SEO para ser mais relevante nos mecanismos de busca;
  • Estar constantemente onde o cliente está.

E agora, que tal cair de cabeça na criação do site e estar uns bons passos a frente da concorrência com essas dicas? Se ainda tem alguma dúvida sobre a importância da criação de sites, não hesite em encontrar em contato com a P12 Digital. Nosso time de especialistas está pronto para tirar todas as dúvidas e ajudar você a ter um site eficiente.

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